Páginas

CASSANDRA, POR ELTON SIMÕES

quarta-feira, 27 de março de 2013

Esse texto eu trouxe do blog do Noblat o link é esse aqui: http://oglobo.globo.com/pais/noblat/posts/2013/03/25/cassandra-por-elton-simoes-491025.asp

Nada mais humano que a aversão às más noticia. Se a má noticia se refere ao passado, faz-se o melhor para esquecê-la. Se acontecer no presente, escondê-la parece ser a escolha mais popular. Se a má noticia estiver prevista para o futuro, negá-la sempre é uma opção. Para tanto, desqualificar aquele que prevê é frequentemente a ferramenta mais eficiente.Talvez por isso Cassandra seja uma das personagens mitológicas mais injustiçadas. Parece que ela virou sinônimo de pessimismo. Uma desmancha-prazeres. Alguém que esta ali para estragar a festa, colocar água no chope, ou atravessar a harmonia da orquestra (ou, dependendo da preferencia de quem lê este texto, da bateria).Apesar da sua imagem negativa, a verdadeira Cassandra não era pessimista. Ela simplesmente via o futuro com clareza. Ela tinha o dom da profecia, o qual recebeu do deus Apolo. Cassandra, apesar de prever o futuro, foi condenada a nunca ter nenhuma das suas profecias acreditadas por ninguém.Se existisse em tempos mais recentes, Cassandra estaria condenada a tentar evitar o naufrágio do Titanic, e, em seguida, acompanhar, angustiada, o desenrolar da tragédia do naufrágio. Seria ela sempre a primeira a distinguir a silhueta do trem por traz da luz no fim do túnel.Cassandra seria, hoje, mais um recurso que poderia ser utilizado para evitar desastres, mas que a humanidade frequente e consistentemente desperdiça. Ela lembraria, sem ter sua voz ouvida, as chuvas que vem em intervalos regulares trazendo enchentes. Exploraria as consequências da falta de investimento em infraestrutura. Descreveria o destino daqueles povos que não cuidam com atenção da educação e da saúde de seus cidadãos. Falaria da inflação.



Cassandra, numa concepção artística de Evelyn De Morgan

Cassandra não mudaria destinos. Os destinos daqueles afetados por suas previsões seriam mantidos, já que ela estava condenada a não ter suas profecias levadas a serio. Não mudaria sequer o próprio destino. Continuaria Cassandra. Seria considerada louca. Talvez ate ridicularizada.
Suas profecias continuariam, talvez por desejo, desenho ou destino, mas certamente por interesse (ou desinteresse), ignoradas. Cassandra continuaria desacreditada por todos, mesmo suas profecias sendo verdadeiras.

Elton Simões mora no Canadá. Formado em Direito (PUC); Administração de Empresas (FGV); MBA (INSEAD), com Mestrado em Resolução de Conflitos (University of Victoria). E-mail: esimoes@uvic.ca . Escreve aqui às segundas-feiras.

2 comentários:

  1. Com ou sem Cassandra,a Vida Vai e Vem, eàs vezes surpreende!
    Saudades amiga nossa!

    Viva La Vie

    ResponderExcluir
  2. Com ou sem Cassandra,a Vida Vai e Vem, eàs vezes surpreende!
    Saudades amiga nossa!

    Viva La Vie

    ResponderExcluir